Câmara do Paulista lidera ranking do índice de transparência da RMR

Na última terça-feira (19), o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE/PE) divulgou o ranking do Índice de transparência das Câmaras dos municípios pernambucanos. Desde 2015, o TCE/PE realiza avaliações anuais dos Portais de Transparência, importante instrumento para que os cidadãos acompanhem e fiscalizem a correta aplicação dos recursos públicos, exercendo o papel do controle social.

A Câmara de Vereadores da cidade do Paulista foi a única da Região Metropolitana do Recife (RMR) que se classificou entre as 15 primeiras, ocupando o 12º lugar. Isso foi possível devido à criação do Portal da Transparência. “Isto é o resultado do zelo com o dinheiro público, reconheço o empenho de todos os atores envolvidos e aqui me refiro, em especial, ao controlador Emanuel Omena; a Diretora Financeira, Suely Pessoa; a Diretora Administrativa, Cira Muniz e ao Diretor Geral, Mário Jorge” comentou Fábio.

O ranking apresenta a distribuição da população do Estado por Nível de Transparência e a Câmara do Paulista se encaixa nos 40% da população pernambucana que mantém o exercício de controle social efetivo, desde junho, quando foi lançado junto ao site institucional da Casa Legislativa. A decisão de disponibilizar os dados na internet reflete a opinião dos 15 vereadores eleitos na última eleição municipal.

Confira o Ranking dos municípios da RMR:

12º Paulista

21º Ipojuca

47º Recife

56º Goiana

64º Camaragibe

65º Itapissuma

80º Cabo de Santo Agostinho

86º Ilha de Itamaracá

88º Jaboatão dos Guararapes

100º São Lourenço da Mata

104º Igarassu