Semana Municipal de Informação e Conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, é criada no PAULISTA

Lei Nº 4.784/2018 de Autoria do Vereador Fabiano Paz (PSB) prevê a instituição no calendário municipal, da Semana Municipal de Informação e Conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Cerca de 4% das crianças e adolescentes brasileiros têm déficit de atenção.

O transtorno se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos. O TDAH na infância em geral se associa a dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores.

Para compreender e auxiliar os portadores, será definido ainda, dentro da semana municipal de conscientização sobre o transtorno do déficit de atenção, o dia 19 de setembro, como Dia Municipal de Informação e Conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Nesta semana serão realizadas campanhas, debates e palestras visando promover o esclarecimento, a reflexão e a divulgação dos dados sobre o TDAH e seus portadores no âmbito do município.

Para o parlamentar, esse projeto é muito importante pelo seu caráter de conscientização. “Sua relevância está na possibilidade de informar a população sobre o diagnóstico precoce do TDAH e as possibilidades de tratamento, que podem contribuir para a melhora de qualidade de vida do portador” concluiu Fabiano.